Rádio Torrões We

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Diocese de Crato festeja primeiro ano do episcopado de dom Gilberto

Dom Gilberto com os bispos do Maranhão e padres e diáconos da diocese de Crato. (Foto: Seminarista Árysson Magalhães

“Nós o recebemos com muita alegria. Dom Gilberto é  um pastor segundo o coração de Cristo. Assim agradecemos a Deus porque Ele providenciou sua vinda para esta diocese. Ele é um bispo sensível a causa do povo que sofre”, disse a madre Vera Lúcia, da Congregação Filhas de Santa Teresa de Jesus, que com as demais religiosas da comunidade, foi até a Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, ao final da tarde dessa quinta- feira, dia 28 de dezembro, onde aconteceu a missa em ação de graças pelo primeiro ano de episcopado de dom Gilberto na diocese de Crato.
A celebração reuniu padres, religiosos, religiosas, diáconos, leigos das cidades da diocese e três bispos do Maranhão, amigos de dom Gilberto, que vieram visitá-lo. Dentre eles estava o arcebispo de São Luís, dom José Belizário da Silva, que falou da alegria de participar desse momento com o seu irmão no episcopado. “Para nós ele é um amigo fraterno. Nós tivemos uma convivência excelente e eu espero que aqui, em Crato, ele terá essa convivência com o seu povo e os demais bispos do Ceará. Desejo que ele seja muito feliz aqui, como foi feliz em Imperatriz. Nós realmente lamentamos sua transferência, mas as coisas vão acontecendo conforme Deus deseja através de sua Igreja”, disse. Os demais bispos eram o bispo auxiliar de São Luís, dom Esmeraldo Barreto Farias, e o bispo emérito da diocese de Viana, dom Xavier Gillis.

A liturgia de ação de graças mostrou a unidade diocesana ao redor da mesa eucarística, para louvar a Deus pela presença de dom Gilberto em seu meio e desejar um episcopado fecundo. No momento do ofertório, junto ao pão e o vinho, foi ofertada também a bula papal de nomeação de dom Gilberto como bispo da diocese de Crato.
No momento das homenagens uma criança entrou pela porta principal da Catedral, levando um buquê de flores até o altar, entregando ao bispo. Atrás vinham duas jovens com uma casula onde estava bordada a imagem do Bom Pastor, simbolizando o ministério episcopal. Entregando o pastoreio de dom Pastana nas mãos de Nossa Senhora, a imagem da padroeira diocesana, Nossa Senhora da Penha, entrou, em seguida, e todos cantaram a música “Senhora Minha”, que marca da vida ministerial do bispo diocesano.
Com um episcopado marcado pelo amor, dom Gilberto disse que tem aprendido muito com o povo do Ceará e que já se sente em casa. “A essência da evangelização é o amor. Se a diocese de Imperatriz foi o meu primeiro amor, não que aqui será o segundo amor, mas a continuidade disso, certamente. O amor a gente vai construindo, o importante é que essa base, esse alicerce está sendo construído e esse alicerce sendo construído certamente depois o edifício vai aparecer, as obras vão aparecer. Sem dúvida já me sinto muito em casa, já tenho um circulo de amizade, de pessoas que se colocam a disposição tanto leigos, como religiosas, presbíteros que tem ajudado muito na missão evangelizadora dessa diocese”, falou. Após a celebração foi servido um coffee break para todos no salão da catedral.
Episcopado
Dom Gilberto foi ordenado bispo em Santarém- PA, em outubro de 2005, sendo encaminhado para diocese de Imperatriz- MA. Lá ele passou os dez primeiros anos de seu episcopado, sendo transferido, em julho de 2016, para a diocese de Crato como bispo coadjutor de dom Fernando Panico. Com a renúncia de dom Fernando, ao final de dezembro de 2016, dom Gilberto assumiu a administração diocesana.
O primeiro ano de administração, segundo o padre José Vicente Pinto, vigário geral da diocese de Crato, tem sido “extremamente positiva em tudo o que diz respeito a administração e a pastoral”. “Dom Gilberto está fazendo todo um empenho para trabalhar com a Igreja inteira, ou seja, com o clero e os leigos, de modo que todos, envolvidos numa mesma direção e orientado pelo mesmo pastor, o resultado seguramente será bom, será de uma Igreja viva, ativa, eficiente e eficaz que dará muitos frutos segundo a vontade de Deus”, disse.



Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 38158/CE)
Fonte: Diocese de Crato




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Papa Francisco nomeia bispo para a diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda (RJ)

O papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 13 de março, para a diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) dom Luiz Henrique da Silv...