Rádio Torrões We

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Santo do dia

Gregório João Barbarigo



Gregório João Barbarigo nasceu em Veneza em setembro de 1625, numa família rica da aristocracia italiana. Aos quatro anos de idade ficou órfão de mãe, sendo educado pelo pai que encaminhou os filhos no seguimento de Cristo.
Aos dezoito anos de idade tornou-se secretário do embaixador de Veneza, cargo que possibilitou-o conhecer Fábio Chigi, o núncio apostólico, que o orientou nos estudos e o encaminhou para o sacerdócio.
Quando este núncio foi eleito Papa, com o nome de Alexandre VII, nomeou Gregório Barbarigo cônego de Pádua; em 1655, prelado da Casa Pontifícia e dois anos mais tarde foi consagrado Bispo de Bérgamo. Finalmente, em 1660, tornou-se cardeal.
As atividades apostólicas de Gregório Barbarigo marcaram profundamente a sua época. Dotou o seminário de Pádua com professores notáveis, provenientes não só da Itália, mas também de outros países da Europa. Fundou uma imprensa poliglota, uma das melhores que a Itália já teve, escolas populares e instituições para o ensino da religião. Num período de peste, fez o máximo na dedicação ao próximo. Cuidou para estender a assistência à saúde a mais de treze mil assistidos.
Ele morreu em Pádua no dia 18 de junho de 1697.

Fonte:http://www.catolicoorante.com.br

quinta-feira, 14 de junho de 2018

CNBB divulga lista de finalistas de cada categoria dos Prêmios de Comunicação edição 2018


Dom Darci José Nicioli, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, responsável pela gestão do projeto “Prêmios de Comunicação CNBB”, autorizou a divulgação nesta quarta-feira, 13 de junho, os trabalhos finalistas do “Margarida de Prata” (Cinema), “Microfone de Prata” (Rádio), “Dom Hélder Câmara” (Imprensa), “Clara de Assis” (TV) e “Dom Luciano Mendes de Almeida” (Internet).

PRÊMIO “MARGARIDA DE PRATA” (Cinema)Categoria: Curta-Metragem
  • Cine Rio Branco – Eudaldo Monção Rocha Júnior
  • Boca de fogo – Luciano Pérez Fernández
  • KIWXI – Memória, Martírio e Missão de Vicente Cañas – Cireneu Kuhn
Categoria: Longa-Metragem
  • A imagem da Tolerância – Rafael Rodrigues Codesseira
  • Marcos Medeiros, codinome vampiro – Vicente Duque Estrada
  • Em Busca do Sagrado – Monges Beneditinos – Geizom Sokacheski

PRÊMIO “DOM LUCIANO MENDES DE ALMEIDA” (Internet)Categoria: Portal, sites e blog
  • Webradio Coração de Mãe – Alexandre Francisco Batista
  • Portal do Boletim Salesiano – Ana Cosenza
  • Portal Católico Digital – Felipe Boni Alves Moreira
Categoria: Iniciativas em Redes Sociais
  • TVweb Franciscanos – Erika Augusto Silva
  • TVweb Redentor – Agito Cultural – Raphael Luís Freire Silva
  • Canal Youtube P. Reginaldo Manzotti – Geizom Sokacheski
Categoria: Aplicativos
  • Fazenda da Esperança – Lilian Cristini Soares Pereira
  • Pastoral da Criança – Aplicativo Visita domiciliar – Vanuza Aparecida Santos Wistuba
  • Aplicativo OSID – Elaine Mara Goes Franco

PRÊMIO “CLARA DE ASSIS” (TV)Categoria: Reportagem
  • Série Caminhos da Fé – Marcus Felipe Gouveia de Paula
  • Brasil e Senegal – Nos braços da solidariedade – Isly Viana de Melo Ximenes
  • Conflitos agrários no Brasil – Fabiano Villela dos Santos
Categoria: Documentário
  • Território De(s)marcado – Bianca Vasconcellos
  • Negro no Brasil – Leandro Miranda de Sena
  • Marcados pelo Sol – Manuela de Oliveira Castro

PRÊMIO “DOM HÉLDER CÂMARA” (Imprensa)Categoria: Jornal
  • Sozinhas – A história de mulheres que sofrem violência no campo – Ângela Bastos
  • Fome volta a assombrar famílias brasileiras – Daiane Costa
  • Cerco dos isolados – André Borges
Categoria: Revista
  • Aparecida no coração do Brasil – revista Ave Maria – Diego Monteiro
  • Revista a Ordem – arquidiocese de Natal – Cacilda Cunha de Medeiros
  • A porta do Céu – revista GPS – Paulo Henrique Pimenta da Silva

PRÊMIO “MICROFONE DE PRATA” (Rádio)Categoria: Jornalístico
  • A Culpa é do Estuprador – Rodrigo de Castro Resende
  • No rastro da Baleia Azul – Isabela Zumba Mascarenhas Senra Gaspar
  • Um pé de coaçú – meu lugar é minha história – João Djane Assunção da Silva
Categoria: Religioso
  • Programa Família Consagrada – Nathalia Silva Pinto
  • Um Conto de Natal – Ariane Carolina de Campos
  • Conhecendo os Salmos – Frei Mário Sérgio
Categoria: Entretenimento
  • Programa Acorda Brasil – Patrícia Diniz
  • Ponto de Encontro – Ana Cristina Ribeiro Rosa
  • Playlist Internacional – Rafael Augusto Costalonga

Processo de seleção
As inscrições ficaram abertas de 3 de agosto de 2017 ao dia 31 de janeiro de 2018. Nesta edição, os interessados puderam fazer todo o fornecimento de informações online. Uma parceira da Comissão com a Agência GBA, de São Paulo, possibilitou que o processo de cadastramento fosse ágil e completo. Essa facilidade fez com que verificasse um aumento significativo de inscrições em todas as áreas.
Júri dos Especialistas
Logo depois do encerramento das inscrições, a Comissão enviou os trabalhos para cinco grupos de especialistas que puderam analisar, com calma, todo o material enviado. quatro universidades e um grupo da Rede Católica de Rádio  (RCR) se ocuparam dessa fase de análise das candidaturas. Professores de Cinema da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) cuidaram dos inscritos do “Margarida de Prata”. A mesma tarefa de análise foi realizada pelos professores da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) com os trabalhos de reportagem e de documentários de Televisão, do prêmio “Clara de Assis”. A Universidade Católica de Salvador (UCSal) analisou os trabalhos de internet do prêmio “Dom Luciano Mendes de Almeida” e os trabalhos de Imprensa, do prêmio que faz homenagem a dom Helder Câmara foram analisados por professores da Universidade Católica de Brasília (UCB). Os trabalhos de Rádio ficaram sob a responsabilidade da análise dos profissionais da RCR. A seleção feita por todos foram encaminhadas aos bispos.
Júri dos Bispos
No final do processo, os bispos escolhem os ganhadores de todas as categorias que serão conhecidos na noite de entrega dos prêmios no dia 20 de julho de 2018, nos estúdios da TV Aparecida, em Aparecida (SP), durante o 6º Encontro Nacional da Pascom.
Menções Honrosas
Neste ano, a Comissão faz uma experiência autorizada pelo Conselho de Pastoral da CNBB, o Consep, na qual as cinco Menções Honrosas serão concedidas a um dos finalistas que ganharem a simpatia dos internautas por meio de uma votação simbolizada pelas reações a um webcard de cada categoria que partirá de uma fanpage do Facebook. Serão também contabilizados como reações (votos) aquelas feitas no Instagram. A experiência será lançada na sexta-feira, 15 de junho, no site oficial da CNBB e funcionará a partir das 15hs e terminará no dia 30 de junho, as 23h59.
Fonte: CNBB

Programação da festa de São João Batista padroeiro da cidade Uruburetama



PROGRAMAÇÃO
Dia 14 – Quinta-feira (abertura)
05:00h - Alvorada Musical
17:00h - Procissão com a bandeira, saindo da estátua de São João Batista (Escola Matilde Vasconcelos), até a Igreja Matriz
PRESIDENTE: Pe. Oliveira (Tururu)
LITURGIA: Pastoral responsável: Pastoral da Eucaristia e Pastoral da Crisma.
PARTICIPAÇÃO: Secretaria da Educação, Conselho Municipal de Educação, professores e alunos de todas as escolas de Uruburetama.
CORAL: Jovens ungidos do Senhor
Equipe de Pastoral Litúrgica do Dia:  João Batista, Derivaldo e Cidinha

Dia 15 – Sexta-feira (1ª Novena)
19:00h: Novenário e Celebração Eucarística 
PRESIDENTE: Pe. Ailton (Juritianha)
LITURGIA: Pastoral responsável: MESC. Comunidades: Sítio Açude dos Vianas, Sítio Ipueiras, Tamboatá e Sítio Volta
PARTICIPAÇÃO: Fórum de Uruburetama, Policia Civil e Militar.
CORAL: Ministério de Música Aliança de Amor
Equipe de Pastoral Litúrgica do Dia: Vandeir, João Antônio e Kessia.

Dia 16 – Sábado (2ª novena)
PRESIDENTE: Pe. Magalhães (Icaraí – Amontada)
LITURGIA: Pastoral Responsável: Terço dos Homens, caminhando com Maria, Ministério dos Acólitos e Coroinhas. Comunidades Canto Escuro, Itaitinga, São Joaquim Araçás, Prata dos Galdinos e Polônia.
PARTICIPAÇÃO: CAGECE, ENEL, Bairro Alto da Colina, Secretaria de Esportes e Secretaria de Cultura e Turismo
CORAL: Ministério de Música Aliança de Amor
Equipe de Pastoral Litúrgica do Dia: Ana Célia, Macielle e Ruthelly.

Dia 17 – Domingo (Missa dos Enfermos)
07:00h Missa dos enfermos, idosos e portadores de necessidades especiais.
PRESIDENTE: Padre Pascoal – Vigário Paroquial - Uruburetama
LITURGIA: Pastoral Responsável: MESC.
CORAL: Ministério de Música Aliança de Amor.
Equipe de Pastoral Litúrgica do Dia: Derivaldo e João Batista

19:00h: Novenário e Celebração Eucarística 
PRESIDENTE: Pe. Tula (Fortaleza)
LITURGIA: Pastoral Responsável: Equipes de Nossa Senhora e PASCOM.
Comunidades: Santa Luzia, Baixa Grande, Sítio Pirapora e Serra da Glória.
PARTICIPAÇÃO: Secretaria de Assistência Social, Grupo Graciosidade, Banco do Brasil, AABB, Paquetá The Shoe Company, Fórum e Cartório. 
CORAL: Ministério de Música Aliança de Amor
Equipe de Pastoral Litúrgica do Dia: Clauddyane, Elania e Kessia


Dia 18 – Segunda-Feira (3ª Novena)
19:00h: Novenário e Celebração Eucarística 
PRESIDENTE: Pe. Cleonor
LITURGIA: Pastoral responsável: Grupos de Oração Aliança de Amor e Eterna Misericórdia.
Comunidades Severino, Aguaí, Sitio Paraíso, São João, Queimadas, Alto São João, Ouro e Ferrão
PARTICIPAÇÃO: Prefeitura Municipal de Uruburetama, Banda de Música Municipal Ismael Pires Chaves e Secretaria de Obras.
CORAL: Ministério de Música Aliança de Amor.
Equipe de Pastoral Litúrgica do Dia: Derivaldo, Vandeir e João Antônio.


Dia 19 – Terça-Feira (4ª Novena)
19:00h: Novenário e Celebração Eucarística 
PRESIDENTE: Pe. Cesanildo (Umirim)
LITURGIA: Pastoral Responsável: Pastoral da Criança, Pastoral do Dízimo e Pastoral do Batismo.
Comunidades: Itacolomy, Serra do Sítio, Água Sumida, Água Fria e Mundaú
PARTICIPAÇÃO: Secretaria de Saúde e demais profissionais dessa área, Rua Francisco Ferreira da Cunha e Correios.
CORAL: Jovens ungidos do Senhor
Equipe de Pastoral Litúrgica do Dia: Clauddyane, Claudia Peixe e Dayana

Dia 20 – Quarta-Feira (5ª Novena)
19:00h: Novenário e Celebração Eucarística 
PRESIDENTE: Pe. João Batista Lourenço
LITURGIA: Pastoral Responsável: Pastoral da Juventude, Pastoral da Música, Grupo de Evangelização Anjos de Resgate e Pastoral Litúrgica.
Comunidades Manoel Rodrigues, Capeba, Barrica, Guaribuna.
PARTICIPAÇÃO: Bairro Itamaraty, Rua General Cordeiro e Funerária Plasa.
CORAL: Coral Padre Pascoal (Crianças).
Equipe de Pastoral Litúrgica do Dia: Macielle e Ana Célia

Dia 21 – Quinta-Feira (6ª Novena)
19:00h: Novenário e Celebração Eucarística 
PRESIDENTE:  Pe. Valdemar
LITURGIA: Pastoral Responsável: COMIPA e Grupo de Evangelização Voluntários de Deus.
Comunidades: São Pedro e São Paulo (Lajedos), Bananal, Sítio do Meio, Itapirema, Retiro, São Romão, Belmonte e Prata e Serra do Sítio.
PARTICIPAÇÃO: Rua José Pires Chaves e Câmara Municipal de Uruburetama.
CORAL: Ministério de Músicas Vozes ao Senhor.
Equipe de Pastoral Litúrgica do Dia: Elania, Macielle e Dayana






Dia 22 – Sexta-Feira (7ª Novena)
19:00h: Novenário e Celebração Eucarística 
PRESIDENTE: Pe. Wilson – Paróquia Nossa Senhora dos Remédios - Paracuru
LITURGIA: Pastoral Responsável: ECC e Pastoral do Matrimônio.
Comunidades: Sítio Pau Alto, Nossa Senhora de Fatima (Angelim Novo) e São José (Angelim Velho).
PARTICIPAÇÃO: Secretaria de Agricultura, 1º de agosto, Vila Maria Rosa, Sindicato dos trabalhadores Rurais e Lions Club.
CORAL: Coral padre Pascoal (Crianças)
Equipe de Pastoral Litúrgica do Dia: Macielle, Dayana e Vandeir

Dia 23 – Sábado (8ª Novena)
19:00h: Novenário e Celebração Eucarística 
PRESIDENTE: Dom Antônio Roberto Cavuto (Bispo Diocesano)
LITURGIA: Pastoral Responsável: Apostolado da Oração, Infância e Adolescência Missionária (IAM).
Comunidades: Coração de Jesus, São Francisco, Nossa Senhora das Graças e Fraternidade Franciscana Secular.
PARTICIPAÇÃO: Comerciantes, Bananeiros, Motoristas, Motoqueiros, Ciclistas. Rádios: Uirapuru de Itapipoca e Princesinha da Serra e Ruas: Farmacêutico José Rodrigues e Artur Rodrigues Vasconcelos.
CORAL: Ministério de Músicas Vozes ao Senhor.
Equipe de Pastoral Litúrgica do Dia: Clauddyane, Elania, Macielle e Ruthelly.



Dia 24 – Sábado (encerramento).
07:00h Missa dos Romeiros
PRESIDENTE: Pe. Wilson
LITURGIA: Grupo de Evangelização Voluntários de Deus.
CORAL: Ministério de música vozes ao Senhor.


09:00h Missa dos Romeiros
PRESIDENTE: Pe. Aureliano
LITURGIA: Responsáveis: Grupo de Evangelização Anjos de Resgate.
CORAL: Coral Jovem Ungidos do Senhor.
Equipe de Pastoral Litúrgica do Dia: João Antônio.


16:30h - Procissão e Missa de Encerramento da Festa.
PRESIDENTE: Pe. Juvemar
LITURGIA: Pastoral Responsável: Grupos de Oração Eterna Misericórdia e Aliança de Amor, Caminhando com Maria, Equipes de Nossa Senhora e Pastoral Familiar.
CORAL: Coral Jovem Ungidos do Senhor.
Equipe de Pastoral Litúrgica do Dia: João Batista, Derivaldo e Cidinha
  
Com informações de Francinaldo.

Santo do dia

Santa Iolanda da Polônia



Iolanda nasceu no ano de 1235, era filha do rei da Hungria, que era da ordem terceira de São Francisco. Além disso, era sobrinha de Santa Isabel da Hungria, também da Ordem Terceira.
Iolanda foi educada desde muito pequena pela irmã. Por tradição familiar e social da época, Iolanda deveria se casar com alguém da terra e escolheu Boleslau, o Duque de Kalisz, conhecido como "o Pio". Foi uma época de muita alegria para o povo polonês, que viu em Iolanda uma pessoa profundamente bondosa, justa e caridosa.
Iolanda tinha então três filhas, das quais duas se casaram e uma terceira retirou-se para o convento das clarissas. Iolanda e sua irmã, quando ficaram viúvas, resolveram entrar também para a vida religiosa.
As três damas cristãs viveram muitos anos em um mosteiro de clarissas, fazendo do silêncio do claustro o terreno para um fecundo período de meditação e oração. Quando sua irmã morreu, em 1292, Iolanda mudou de mosteiro. No novo lar, ela foi superiora e aí mesmo faleceu, no dia 14 de junho de 1298.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Fonte: http://www.catolicoorante.com.br

terça-feira, 12 de junho de 2018

Documento Preparatório do Sínodo para a Amazônia é lançado em coletiva de imprensa, em Brasília


O Documento Preparatório do Sínodo para a Amazônia foi apresentado pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), juntamente com a Comissão Episcopal para a Amazônia, instituições parceiras e pastorais para divulgar o material que já está disponível.
Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), presidiu a celebração de abertura do evento na sexta-feira, 8 de junho, no auditório da CNBB, em Brasília e em seguida falou da importância da realização do Sínodo para a Amazônia. Para ele, é vital que seja realizada essa Assembleia Sinodal, já que a realidade da Amazônia é de sofrimento. “Realidade sofrida significa os povos estão sofridos, e não apenas os indígenas, mas os ribeirinhos, os povos que vivem do extrativismo, grupos isolados que não têm contato com os brancos”, lembrou Dom Leonardo. “É muito importante a Igreja refletir essa realidade, e, por isso, o papa está chamando para Roma”, destacou o secretário-geral da CNBB.
“Amazônia: novos caminhos para a igreja e para uma ecologia integral” é o tema do Sínodo que será realizado em outubro do ano que vem, mas que, de acordo com Papa Francisco, em janeiro desse ano, na visita ao Peru, em Porto Maldonado, já iniciou. Irmã Maria Irene Lopes, assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia, secretária executiva da REPAM-Brasil, Delegada da Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR) na Comissão Preparatória do Sínodo e única mulher da equipe, apresentou o Documento e os passos que serão realizados a partir de agora. “O material tem três fases, o ver, o discernir e o agir, e nos propõe a fazer isso a partir da Amazônia, das pessoas que estão lá”, frisou irmã Irene.
Irmã Maria Irene Lopes, assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia, secretária executiva da REPAM-Brasil. Crédito: Matheus Souza/CNBB.

O objetivo do material é preparar as comunidades para o Sínodo e ouvi-las, para que essa grande assembleia repercuta, de fato, os clamores que saem das bases, o que é um desejo expresso do Papa Francisco. De acordo com a religiosa o material precisa chegar a todas as pessoas do território amazônico para contribuírem no processo. “O Documento será utilizado nas assembleias territoriais, realizaremos cerca de 40 ao longo dos próximos meses, e esse momento será de escuta das bases: os indígenas, os quilombolas, os ribeirinhos, as pessoas das cidades, os jovens… esse documento vai para as mãos das pessoas que estão na Amazônia”, reforçou irmã Irene.
Após esse período de escuta, os questionários serão retomados pela equipe de assessores, sintetizados e transformados no Documento de Trabalho, que deverá ser encaminhado aos participantes do Sínodo.
Documento preparatório
O material foi construído por uma equipe de assessores e foi aprovado pelo Vaticano, em abril desse ano, quando houve a primeira reunião do Conselho Pré-Sinodal. O Documento Preparatório é composto por um texto-base, que oferece uma análise da conjuntura atual da Amazônia e aponta percursos e novos caminhos para a Igreja a serviço da vida nesse bioma.
Dos 13 expertos que auxiliaram na escrita do Documento Preparatório, 3 são brasileiros e membros da REPAM-Brasil. O texto está dividido em três partes, segundo o método ver,discernir agir. Ao final do material estão algumas questões que permitem um diálogo e uma progressiva aproximação da realidade para que as populações da Amazônia sejam ouvidas.
A primeira parte é o VER, um convite a olhar a identidade e os clamores da Pan-Amazônia. Território, diversidade sociocultural, identidade dos povos indígenas, memória histórica eclesial, justiça e direitos dos povos, espiritualidade e sabedoria, são os pontos apresentados nessa parte do texto. Segundo o documento preparatório, “em sua história missionária, a Amazônia tem sido lugar de testemunho concreto de estar na cruz, inclusive, muitas vezes, lugar de martírio. A Igreja também aprendeu que neste território, habitado por mais de 10 mil anos por uma grande diversidade de povos, suas culturas se construíram em harmonia com o meio ambiente”.
O DISCERNIR é a segunda parte do documento que ilumina as reflexões para uma conversão pastoral e ecológica. O anúncio do Evangelho de Jesus na Amazônia é apresentado a partir das dimensões bíblico-teológica, social, ecológica, sacramental e eclesial-missionária. “Hoje o grito da Amazônia ao Criador é semelhante ao grito do povo de Deus no Egito (cf. Ex 3,7). É um grito de escravidão e abandono, que clama pela liberdade e o cuidado de Deus. É um grito que anseia pela presença de Deus, especialmente quando os povos amazônicos, por defender suas terras, são criminalizados por parte das autoridades; ou quando são testemunhas da destruição do bosque tropical, que constitui seu habitat milenar; ou, ainda, quando as águas de seus rios se enchem de espécies mortas no lugar de estarem plenas de vida”, afirma o texto de preparação.
Por fim, o documento, na última parte, provoca a ação, a AGIR: novos caminhos para uma Igreja com rosto amazônico. O texto reflete o que seria esse rosto, a dimensão profética, os ministérios e os novos caminhos. “No processo de pensar uma Igreja com rosto amazônico, sonhamos com os pés fincados na terra de nossos ancestrais e com os olhos abertos pensamos como será essa Igreja a partir da vivência da diversidade cultural dos povos. Os novos caminhos terão uma incidência nos ministérios, na liturgia e na teologia (teologia indígena)”, destaca o texto.
Após as reflexões realizadas pelo documento, uma série de questões são apresentadas para contribuir com a escuta das realidades da Pan-Amazônia. O questionário está dividido, metodologicamente, de acordo com as partes do documento para facilitar os trabalhos que serão realizados pelas comunidades e grupos que responderão as perguntas.
O documento preparatório termina com as palavras de Francisco em Porto Maldonado, no momento em que abre, oficialmente, o Sínodo especial para a Amazônia: “Ajudai os vossos Bispos, ajudai os vossos missionários e as vossas missionárias a fazerem-se um só convosco e assim, dialogando com todos, podeis plasmar uma Igreja com rosto amazônico e uma Igreja com rosto indígena. Com esse espírito, convoquei um Sínodo para a Amazônia no ano de 2019”.
Sínodo para a Amazônia
O Sínodo para Amazônia foi uma resposta do Papa Francisco à realidade da Pan-Amazônia. De acordo com Francisco, “ o objetivo principal desta convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta. Que os novos Santos intercedam por este evento eclesial para que, no respeito da beleza da Criação, todos os povos da terra louvem a Deus, Senhor do universo, e por Ele iluminados, percorram caminhos de justiça e de paz”.


Assessoria de Comunicação da Repam
Fonte: http://www.cnbb.org.br


Papa Francisco nomeia bispo para a diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda (RJ)

O papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 13 de março, para a diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) dom Luiz Henrique da Silv...